Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário)
Uma parceria entre 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Colégio Politécnico da UFSM pretende qualificar o mercado de trabalho em Santa Maria. Foi realizada, nesta semana, a aula inaugural do Programa Nacional de Integração da Educação Básica, com Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). As disciplinas ocorrerão no Instituto Olavo Bilac. O Politécnico da UFSM cederá professores. Serão dois cursos de qualificação gratuitos: Assistente Administrativo, com 45 vagas disponíveis, e 200 horas-aulas, e Agente de Desenvolvimento Cooperativista, com 45 vagas, e 200 horas-aulas.
Alunos de duas universidades organizam Trote Solidário
- Além da questão da experiência que pode ser levada em conta na hora de conseguir um emprego, quem frequentar esses cursos estará mais perto de ser selecionado por ter a formação exigida. A perspectiva será maior e, portanto, ele (aluno) poderá conseguir um retorno com esta qualificação, bem como melhorar o desempenho dentro de suas atividades. Santa Maria tem um grande mercado e uma necessidade de qualificação dentro dessas áreas - afirma José Luis Viera Eggres, coordenador regional de Educação.
COMO PARTICIPAR
Quem quiser se inscrever precisa ter o Ensino Fundamental completo, ter mais de 18 anos, e estar cursando o primeiro, segundo, ou terceiro ano do Ensino Médio. Apesar da primeira aula já ter ocorrido, os interessados ainda podem ir até o Olavo Bilac para a inscrição. Quem já atua no meio comercial e tem interesse na área, também pode se matricular. De acordo com Eggres, os cursos foram escolhidos atendendo à vocação comercial e de prestação de serviços de Santa Maria. Sobre a primeira aula, Eggres destaca o entusiasmo dos estudantes.
Em encontro com ministro, reitor da UFSM tenta liberação de verbas
- Notei o grupo de alunos bastante entusiasmado por estar diante de uma oportunidade ímpar. Mais adiante, quem sabe, poderemos ampliar a parceria entre os órgãos de educação, oferecendo cursos em outras modalidades - avalia Eggres.
Mais informações pelos telefones: 3225-1980 ou 3223-0407.